Home Mitos e Verdades Dermatologia
Mitos e Verdades sobre Dermatologia
Dermatologia

O que é olho de peixe? É perigoso? Pode trazer seqüelas?

O olho de peixe é um tipo de verruga causada pelo vírus do papiloma humano HPV, que se instala no pé. Caracteriza-se por ter um formato achatado com um ou mais pontos negros centrais, devido à pressão contínua exercida pela sola do pé no chão, dando um aspecto semelhante a um olho. Trata-se de lesão dolorosa que pode prejudicar o andar, podendo desse modo acarretar até mesmo problemas de coluna. O tratamento consiste na sua destruição, que pode ser feita através da cauterização química (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e curetagem), pela criocirurgia ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores.

Unha encravada tem cura?

O encravamento da unha pode ser causado pelo uso de sapatos inadequados ou pelo corte errado das unhas. O tratamento nos casos mais leves pode ser feito com o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão e nos casos mais graves com cirurgias para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha na borda onde ela encrava. A unha encravada pode causar tanta dor, a ponto de o simples contato com o lençol, por exemplo, ser extremamente incomodo. É importante a correção dos fatores causais para evitar que o problema se repita.

A partir de que idade deve-se iniciar o uso de cremes no rosto e no corpo? Eles são milagrosos?

Vários fatores influenciam no envelhecimento cutâneo como o sol, cigarro, medicamentos alterações hormonais e predisposição individual. O sol é um dos principais vilões, que além de envelhecimento também pode acarretar no câncer de pele, portanto no geral, até os 25 anos o uso de hidratantes com filtro solar com indicação avaliada de acordo com o tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista) é suficiente, mas caso a pessoa apresente manchas, olheiras ou marcas o uso de produtos específicos já pode ser iniciado. Na pele a partir dos 25 anos geralmente, o uso de cremes para prevenção e até tratamentos podem estar indicados, existindo um arsenal de produtos anti-sinais e procedimentos, que devem ser determinados pelo seu dermatologista. Não se deve esperar que os cremes façam milagres e a idade que importa é a idade que a pele aparenta.

O que dizer do poder rejuvenescedor dos ácido usados atualmente? Eles não são perigosos?

Produtos com ácido retinóico, adapaleno, ácido glicólico ou outros alfahidroxiácidos são utilizados para melhorar o aspecto da pele, elasticidade, clarear manchas e uniformizar a superfície. Os produtos com ácido retinóico apresentam melhores resultados, levando a uma renovação celular, produção de fibras colágenas e um resultado de rejuvenescimento global após um certo tempo de uso. Entretanto, existem algumas restrições quanto a sua utilização, que deve ser orientada por um dermatologista, já que trata-se de substância capaz de causar irritações e sensibilizações a luz solar.

Em que circunstâncias a maquiagem prejudica a pele?

A maquiagem é prejudicial quando usada por pessoas alérgicas a cosméticos, podendo causar reações de sensibilizações. Em pessoas com pele normal ou oleosa pode obstruir os poros e causar o aparecimento de cravos e espinhas. Sendo importante escolher a maquiagem de acordo com o seu tipo de pele e retirar antes de dormir.

Que fatores desencadeiam o aparecimento de espinhas em pessoas adultas sem motivos aparentes?

Múltiplos fatores podem influenciar no aparecimento da acne, como a oleosidade, obstrução folicular, bactérias e tendência familiar, sendo que no adulto é importante considerar as alterações hormonais, entre elas disfunções no ovário, glândulas supra-renais ou aumento da sensibilidade da pele aos hormônios masculinos.

Quais as causas dos pontos de cravos? Não existe um meio de acabar com eles?

A formação do comedão (cravo) é devido ao acúmulo da queratina (oriunda da camada mais superficial da pele), que obstrui os folículos pilosebáceos e fica retida, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Esse processo facilita a multiplicação de bactérias levando a inflamação típica da espinha.
O tratamento consiste em aplicar produtos que atuam na desobstrução do folículo, como o uso de ácidos e através da extração por limpeza de pele.

É verdade que depois da primeira limpeza de pele é necessária fazê-la para o resto da vida? Em que idade deve-se iniciar a limpeza de pele com esteticistas e qual a freqüência mais apropriada para não acostumar ou danificar a pele?

A recomendação das esteticistas de que se deve fazer limpeza de pele mensalmente é errada. A limpeza de pele é necessária apenas quando existe uma quantidade importante de cravos e "cistos". O fato de algumas pessoas fazerem-na com mais freqüência se justifica por terem mais tendência a esses elementos. Geralmente se inicia o procedimento após a puberdade e deverá ser repetido por profissional habilitado de acordo com a quantidade de cravos e "cistos" formados.
É importante que a limpeza de pele seja feita sempre mediante a uma orientação dermatológica.

A partir de que idade a pele começa a envelhecer? Até que ponto as cirurgias plásticas são válidas e em que idade se recomenda a primeira cirurgia?

O envelhecimento cutâneo depende dos caracteres genéticos e dos hábitos de cada pessoa. Em pessoas de hábitos normais, a pele tende a acentuar seu envelhecimento a partir dos 40 anos de idade, durante o climatério da mulher e a andropausa dos homens, devido às mudanças hormonais que ocorrem nessa fase da vida.
A redução do número de fibras elásticas e colágenas provoca a diminuição da elasticidade, tonicidade e brilho. Começam a aparecer os primeiros sinais de envelhecimento da pele, como as rugas, manchas, flacidez e espessamento. Pessoas de pele clara que se submeteram a continua exposição solar, terão a pele envelhecida mais precocemente.
As correções cirúrgicas são válidas, dependendo do estado psíquico de cada um. Não há momento pré-determinado para sua indicação. Cirurgias de correção de orelhas em abano, são indicadas a partir dos 6 anos de idade, por exemplo.

Quais as seqüelas que uma cirurgia plástica pode deixar na pele?

Toda cirurgia deixa uma cicatriz, algumas em locais escondidos, outras em locais que normalmente são expostos. As cicatrizes variam de acordo com o local operado, a predisposição genética, os cuidados pós-operatórios e a técnica utilizada. Cirurgias de aumento, como a de inclusão de implantes mamários, por exemplo, podem ocasionar o aparecimento de estrias na pele de pessoas predispostas.
Orientais e negros possuem uma maior tendência a formação de quelóides (cicatrizes que ultrapassam as bordas da incisão) ou cicatrizes hipertróficas (alargadas ou elevadas, mas que não ultrapassam as bordas da incisão).

O que é o herpes-zoster? Ele tem cura?

O herpes-zoster, conhecido popularmente como cobreiro, é causado pelo mesmo vírus da varicela (catapora). Após a varicela, algumas pessoas não desenvolvem imunidade total ao vírus, que permanece latente em gânglios próximos à coluna vertebral. Quando encontra condições de se desenvolver, o vírus reativa-se e chega à pele através dos nervos correspondentes aos gânglios.
A localização do herpes-zoster acompanha um dos nervos do corpo, em faixas bem definidas, como por exemplo, a intercostal (o trajeto corresponde a uma faixa que pega metade do tronco), a do trigêmeo (couro cabeludo e face), a genito-crural (abrange a região genital), a lombo-abdominal (raiz da coxa) e também a região dos braços, sempre afetando uma dessas partes correspondente a inervação.
A doença normalmente evolui para a cura em um período que varia de 10 a 18 dias. Entretanto, é muito importante diagnosticar e tratar precocemente o herpes-zoster para evitar uma neurite pós-herpética, que se caracteriza por ser extremamente dolorosa, podendo persistir por vários meses. Portanto, a procura de um dermatologista nas fases iniciais do herpes-zoster é sempre necessária.

 

A mesoterapia realmente diminui as gorduras localizadas? Que tipo de produto é injetado na pele? Pode haver seqüelas? Por quanto tempo uma pessoa pode se submeter a esse tratamento?

A mesoterapia na gordura localizada é feita com enzimas e derivados hormonais, principalmente os tireoidianos. Às vezes podem ocorrer seqüelas desagradáveis, como atrofia do local injetado, infecções das mais variadas ou mesmo reações alérgicas a determinados ingredientes injetados.
Quando o tratamento for combinado com os hormônios tireoidianos, a perda de peso do início do tratamento pode ser enganosa. Ao final do tratamento pode ocorrer um aumento de peso dobrado, causado por um descontrole da tireóide. Infelizmente, a medida é praticada muitas vezes por indivíduos não habilitados, que não sabem os malefícios sistêmicos provocados pelas substâncias utilizadas, piorando o prognóstico.

O que são verrugas? Por que elas aparecem? Elas são contagiosas?

As verrugas são processos infecciosos causados por vírus. Aparecem em pessoas propensas e/ou com baixa imunidade, sendo comum em crianças e adolescentes. Caracterizam-se por pequenas projeções amareladas, negro-acizentadas ou amarronadas com superfície papilomatosa áspera. As verrugas são disseminadas por contato direto ou indireto. Já que os traumas locais promovem inoculação do vírus, muitas verrugas são vistas nos dedos, mãos e cotovelos.
Verrugas perigosas são as que se manifestam nos órgãos genitais, porque podem predispor ao aparecimento do câncer do colo do útero e do pênis. Mais comum em adultos, pode ser adquirida por transmissão sexual. O achado de verrugas genitais em crianças deve levantar a suspeita de abuso sexual.

O que é furúnculo?

São infecções bacterianas dos elementos pilosebáceos, ou seja, do folículo da pele e da glândula sebácea que o envolve. È uma infecção que provoca vermelhidão e elevação da área afetada, demorando alguns dias para amadurecer e drenar pus.
Os furúnculos são dolorosos, e não devem ser espremidos. Quando não evoluem sozinhos, precisam ser tratados por drenagem cirúrgica e antibitióticos. Normalmente ocorrem em jovens na puberdade, e sua incidência é freqüente principalmente em indivíduos de baixa imunidade e diabéticos.
Costumam surgir nas regiões de maior atrito da pele como face, pescoço, seios, axilas e nádegas. Os furúnculos que se manifestam ao redor do nariz e ouvido devem ser examinados imediatamente pelo médico.
Às vezes, os indivíduos podem ter lesões múltiplas chamadas de furunculose, que quando agrupados e confluentes formam o antraz (vários furúnculos juntos).

É verdade que pulgas de cachorros na pegam em pele humana?

Excepcionalmente as pulgas de cachorro atingem a pele humana. A razão se deve a fatores intrínsecos do hospedeiro. Felizmente, elas não se adaptam aos homens.

O que é sarna? Como se trata? É contagiosa?

Sarna é um parasita que mede 0,05cm de comprimento, cujo nome científico é sarcoptes scabiei.O ataque da sarna caracteriza-se por erupções da pele, onde a fêmea cava uma espécie de túnel ao longo do qual vai depositando seus ovos. Estes desenvolvem em poucos dias, e o parasita volta à superfície da pele, repetindo o ciclo.
As áreas de manifestação da sarna são principalmente lugares abafados como entre os dedos das mãos, sob os dedos dos pés, tornozelos, dobras articulares, parte anterior das axilas, seios e órgãos sexuais masculinos. A sarna é contagiosa e transmitida pelo contato direto com a pessoa infectada ou até mesmo pelo uso conjunto de roupas, toalhas ou roupas de cama.
Por terem a pele mais fina, as crianças têm mais predisposição para contraí-la, pois os parasitas penetram com mais facilidade. A sarna produz uma forte coceira e pode manifestar bolhas. Não se deve coçá-las para prevenir infecções.

Como aparecem os piolhos? Como devem ser tratados?

São três os principais tipos de piolho, e todos são transmitidos pelo contato direto com a pessoa infestada.

• Piolho da cabeça: é comum em crianças e adultos e se espalha rapidamente. Deposita seus ovos (lendias), que se fixam fortemente ao fio do cabelo e amadurecem entre 6 e 16 dias.Vive apenas entre os cabelos da cabeça. È visível tem cor cinza-acastanhada e provoca muita coceira.

• Piolho do corpo: é raro. Desenvolve-se em indivíduos submetidos a más condições de higiene e que habitam em lugares promíscuos.

Piolho da região pubiana: é popularmente conhecido como chato. Infecta principalmente as partes peludas do corpo, como axilas e pêlos genitais. Nas crianças atingem os cílios e supercílios, causando sofrimento intenso, sendo normalmente infestadas pelos próprios pais. Sendo assim, os pais quando infestados devem evitar dividir a cama com os filhos.

Como definir as queimaduras em primeiro, segundo e terceiro graus? Qual delas é perigosa? Quando uma queimadura pode ser fatal?

Em qualquer circunstância, principalmente quando a queimadura é muito extensa, deve ser procurado um serviço especializado para queimaduras e não se deve ser passado nenhum tipo de produto ou substância sobre a lesão.
• Queimadura de primeiro grau: No lugar atingindo surge uma mancha vermelha acompanhada de sensação de ardor pode haver descamação com o passar do tempo e não há seqüela cicatricial.
• Queimadura de segundo grau: Forma-se área vermelha, com formação de bolhas extremamente dolorosas. De acordo com a extensão pode ser fatal. A pessoa não deve romper as bolhas, deve deixar o tratamento para o especialista. Dependendo da região afetada e do tratamento pode ocorrer pequenas cicatrizes, mas em geral não gera nenhuma limitação do movimento após término da cicatrização. Normalmente não necessita de tratamento cirúrgico.
• Queimadura de terceiro grau: Causa destruição total da pele (em profundidade), inicialmente deixa a pele com aspecto esbranquiçado e, ao contrário do que as pessoas pensam, não é dolorosa. Deve ser tratada de forma cirúrgica, deixa cicatrizes disformes e, se não tratada de forma adequada, pode trazer seqüelas funcionais.
As complicações mais comuns das queimaduras de pele são as infecções e a desidratação que podem ser fatais. A pele é o órgão de defesa mais importante do ser humano, servindo de barreira contra microorganismos e impede que a pessoas se desidrate facilmente, quanto maior a perda dessa barreira mais perigoso se torna a queimadura.

Como o Botox age nas rugas? Onde deve-ser aplicado?

A toxina botulínica (Botox®) age impedindo a contração dos músculos faciais que dão origem às rugas dinâmicas ou de expressão, levando a um relaxamento muscular e conseqüente atenuação das rugas. As principais regiões onde pode ser utilizado são a região frontal (testa), peri-orbitária (pé de galinha) e entre os supercílios, mas a toxina botulínica também possui outros usos como a diminuição da sudorese, por exemplo, portanto também é utilizada em outras regiões como a axila.

Qual o número de sessões para uma depilação a laser?

Não é possível prever o número de sessões, o laser elimina o pêlo porque a sua energia é atraída e captada pela melanina (pigmento presente na haste do fio e responsável pela sua coloração). O efeito desta energia sobre o folículo piloso é capaz de danificá-lo, retardando ou evitando a produção de um novo fio. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos, não produzindo mais pêlos, enquanto outros são danificados, permitindo que os fios voltem a nascer e os inativos são ativados para substituir os que foram mortos. É importante ressaltar que os folículos pilosos têm um grande poder de regeneração e podem voltar a produzir os pêlos depois de algum tempo, principalmente se houver a ocorrência de distúrbios hormonais.

Existe cura para as estrias?

As estrias são lesões irreversíveis das fibras elásticas da pele decorrentes da distensão ou alteração hormonal. Não há tratamento que faça voltar a pele o que era antes, mas existem alternativas para amenizar o problema estimulando a formação de tecido colágeno, como uso de ácidos, subcisão, peelings químicos ou físicos ou laser.

O que causa a celulite (lipodistrofia ginóide)?

Popularmente a alteração conhecida como celulite corresponde na dermatologia a lipodistrofia ginóide, processo no qual há um acumulo de células gordurosas associadas a uma trama de fibras que ligam a superfície ao tecido mais profundo (hipoderme), Estas pontes fibrosas repuxam a pele para baixo, dando o aspecto de "furinhos", que é característico da celulite.
Fatores como a hereditariedade, uso de anticoncepcionais, as alterações hormonais e enzimáticas, em conjunto, levam a uma alteração circulatória com acúmulo de líquidos e proteínas nas células de gordura, alterando a textura da hipoderme e conseqüente irregularidade da superfície da pele, com aspecto de "casca de laranja". O tratamento consiste em mudanças do hábito de vida, cremes, procedimentos fisioterápicos como drenagem, endermologia e eletrolipoforese e procedimentos dermatológicos como subcisão e aplicação de radiofreqüência.

Quando estão indicados os preenchimentos? Quanto tempo dura?

Os preenchimentos são indicados para correção de rugas, ciatrizes e perda de volume. A região mais comumente tratada é o sulco nasogeniano (área ao redor da boca) e lábios, existem várias substâncias no mercado, as mais utilizadas são à base de ácido hialurônico, sendo considerado um dos produtos mais seguros. É reabsorvível e com duração média de 6 a 12 meses, nos pacientes com contra-indicação ao uso desse produto, pode ser realizado preenchimento com a própria gordura.

O que é bioplastia? Quais são os seus riscos?

É divulgado nos meio de comunicação que a bioplastia consiste em uma plástica sem cortes, que pode ser aplicada no rosto e no corpo e que o material injetado pode ser utilizado em ossos, músculos, gordura e pele.
O fato é que a bioplastia consiste em injeções de microesferas de polimetilmetacrilato (PMMA), uma substância inabsorvível e definitiva. É utilizado na medicina desde os anos 50 em próteses de quadril e posteriormente para implantes intra-oculares. Só recentemente passou a ser utilizado em tratamentos estéticos. Até o momento, a vigilância sanitária liberou esse produto em seringas de 1ml para a correção de pequenos defeitos.
Utilizam-se quantidades absurdas, como 100, 200, ou até mesmo 500 ml, como por exemplo, no aumento de glúteos. Há o risco comprovado de uma grande quantidade de complicações em decorrência do uso do PMMA como grandes áreas de necrose, infecções precoces ou tardias de difícil controle e até mesmo cegueira. Quando usado em grandes volumes, não há nenhuma comprovação de segurança a longo prazo.

End FAQ

 


©2011 Copyright  - Todos os direitos reservados. Design by: Daniela Jardim - Web Design e Design Gráfico Freelancer